segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Em grande apresentação, Beija-Flor encerra os Ensaios Técnicos na Sapucaí


A Beija-Flor de Nilópolis foi a encarregada de encerrar a temporada 2012 de ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí na noite deste domingo, 12 de fevereiro. A azul e branca desfila no próximo domingo, 19 de fevereiro, com o enredo "São Luís - O poema encantado do Maranhão", de autoria dos carnavalescos André Cezari, Fran-Sérgio, Ubiratan Silva, Vitor Santos e Laíla.
Após a lavagem acontecer na terra e no ar, o diretor de harmonia Laíla disse ainda na concentração que a escola está preparada para o grande espetáculo de domingo que vem. Logo depois, o mesmo Laíla ao microfone disse que a Beija-Flor não ensaiaria enquanto os 'bicões' (pessoas que nada têm a ver com a escola) vestidos de azul e branco não liberassem a pista. Prontamente, os seguranças trataram de 'limpar' a mesma, fazendo com que as tais pessoas saíssem da concentração e fossem para as calçadas da pista de desfiles. Em seguida, ele pediu para que a comunidade nilopolitana cantasse, nem que a garganta sangrasse.
"Nós vamos levar o bicampeonato de qualquer maneira. Eu quero a Beija-Flor pegando fogo", convocou.
Foto: Ary Delgado
O esquenta da Beija-Flor foi marcado pela música "Mulher", de Neguinho da Beija-Flor. Falando no intérprete oficial, o mesmo não pode vir pois não conseguiu chegar a tempo. Enquanto isso, o arquiteto Oscar Niemeyer, que projetou a Passarela do Samba, passeou de carrinho com o prefeito Eduardo Paes e o secretário Antônio Pedro Figueira de Mello. Niemeyer foi ovacionado pelo público das arquibancadas.
O ensaio começou às 22h31. O relógio da Sapucaí estava cronometrando o tempo como no desfile oficial. A comissão de frente não fez a coreografia oficial. Mesmo assim, os integrantes marcaram tempo em frente às cabines de jurados. O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Claudinho e Selminha Sorriso disseram ao SRZD-Carnaval que ainda não sabiam se fariam a coreografia oficial. Pelo que foi visto no decorrer do ensaio, eles fizeram alguns movimentos oficiais, incluindo uma dança africana na parte do samba "Na casa nagô a luz de Xangô Axé".
Foi perceptível que a escola veio muito teatralizada com muitas alas coreografadas. Em uma delas, havia a captura de escravos com negros sendo chicoteados. Como Laíla pediu, os 2.800 componentes demonstraram força e que sabiam toda a letra do samba.
Outro ponto alto também foi a bateria, de mestre Rodney, que tinha uma fila de pandeirôes, instrumento típico do Maranhão. Segundo ele, todas as alterações feitas na bateria são adequadas à melodia do samba, sem impactar no trabalho em geral. As bossas deram incentivo e energia para que os componentes evoluíssem. Junto com a rainha de bateria Raíssa, veio a cantora Alcione, maranhense de berço. Ela foi ovacionada pelo público presente.
A escola terminou seu ensaio com uma hora e cinco minutos. Na dispersão, um ambulante recebia a comunidade nilopolitana com um cartaz escrito "Vai começar o maior espetáculo da Terra, que é o Carnaval carioca. É o melhor do mundo. Ass: Caique".  Ele, que é Beija-Flor de coração e fica no setor 1 no dia do desfile oficial, disse que a agremiação fez um ótimo ensaio e vai ganhar o Carnaval 2012.
Foto: Ary Delgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário