quinta-feira, 28 de julho de 2011

Grupo de Acesso B - Unidos de Vila Santa Tereza Carnaval 2012


Foto: DivulgaçãoA escola de samba Unidos da Vila Santa Tereza, atual campeã do Grupo de Acesso C divulgou, nesta quinta-feira, a sinopse do enredo "A Vila na magia dos brinquedos", desenvolvido pelos carnavalescos Raphael Torres e Alexandre Rangel. A azul e branca volta à Marques de Sapucaí após 19 anos.

Os carnavalescos estarão na quadra da escola, dia 13 de agosto, a partir das 10h, para conversar com os compositores. Até o dia 8 de setembro, os sambas devem ser entregues. A disputa começará no dia 16 de setembro, a partir das 23h.

A agremiação será a primeira a desfilar pelo Grupo de Acesso B, terça-feira de Carnaval.
Justificativa:
Quão fascinante é o universo dos brinquedos! Bonecas, soldadinhos de chumbo, 
bonecos super-heróis, pipas, jogos de tabuleiro, vídeo games... Quem é que um dia já
não teve um ou que simplesmente daria tudo para tê-lo?

Os brinquedos carregam em si o signo da fantasia que povoa os bons tempos decriança. E mesmo depois de adulto, onde o brincar já não tem mais a importância deantes, é impossível não se sentir atraído e encantado por eles. O ato de brincarcompleta o mundo mágico infantil, pois é uma das principais formas de autodescoberta e vivência da própria criança, partindo da percepção de seus limites e de suas possibilidades, explorando seu ambiente através de suas brincadeiras de uma maneira saudável e produtiva, contribuindo assim para a integração de suas primeiras experiências culturais.

Confira a sinopse do enredo:

Fábrica de Sonhos

A fábrica de sonhos se abre e o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da VilaSanta Tereza te convida a entrar e conhecer o fantástico universo de magia do mundo dos brinquedos, onde as brincadeiras ganham vida para despertar a criança que existe em cada um de nós na grande aventura de brincar no mundo do faz de conta.

Cavalos alados te conduzem a uma incrível e fantástica viagem nas dependências dafábrica de brinquedos, a conhecer o mundo de encanto e magia dos brinquedos e dasbrincadeiras, onde sonhos se tornam realidade no mundo de fantasias.

O despertar da vida

É Desde pequeno que nós aprendemos a gostar de brincar. No mundo onde tudo énovidade e magia, a imaginação viaja na nossa própria realidade de desejos, sonhos efantasias.

Objetos voadores (móbiles) nos distraem e nos fazem dormir, sons divertidos(chocalhos) chamam nossa atenção, blocos coloridos de montar nos ensinam aconstruir, bichinhos de pelúcia e bonecas de pano nos fazem companhia pelo longoperíodo de nossas vidas, caixinha de surpresa nos faz ficar curiosos. Quem seria capaz de adivinhar o que há no seu conteúdo? É assim que começamos a compreender o significado do brinquedo e das brincadeiras no cotidiano infantil.

Um mundo a conquistar

Vivenciando e explorando o mundo dos brinquedos e descobrindo a diversidade dasbrincadeiras que nos encantam e nos fazem felizes. Estas atividades estão na gênesedo pensamento, da descoberta de si mesmo, da possibilidade de experimentar novas 
situações, de criar, de aprender e de ressignificar a própria realidade.

Bolas, carrinhos, ioiôs, piões... Super-heróis, marionetes... Quantos brinquedos mais 
fazem brilhar os olhinhos dos pequenos? Aliás, o ingrediente mais importante desses 
brinquedos está na imensidão que surge por trás de um olhar de criança, cheio de 
personagens e mundo-imaginário. Não precisa mais nada e a magia já acontece.

O jogo da vida

O jogo da vida começa desde pequeno quando começamos a entender um conjunto de regras e significações próprias do ato de brincar ou jogar.
Para muitos a brincadeira e os jogos servem como simples forma de passatempo eentretenimento, porém cada vez mais se tem reconhecido a importância do lúdico como 
ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem. Quebra cabeça, dominó, baralho, jogos de tabuleiro, jogo de botão (Ah, que saudade da disputa emocionante dos jogos! 
"Sou o melhor!" "Meu time é o bom!" "Sou o rei dos campos de botão!") e jogoseletrônicos. Há uma infinidade de jogos e brincadeiras que ultrapassaram o tempo epermanecem vivos até hoje na memória de todos nós.                

 Carnavalescos: Raphael Torres e Alexandre Rangel
Revisão de texto: Jorge Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário