terça-feira, 3 de abril de 2012

Grupo de Acesso A - jurados terão que depor no Ministério Público do Rio

MP vai confrontar assinaturas com mapa de notas da folia de 2012


POR ADRIANA CRUZ

Rio - Jurados dos desfiles de Carnaval do ano passado e deste ano do Grupo de Acesso A prestarão depoimento, a partir de sexta-feira, no Ministério Público do Rio (MP). Eles também terão que fornecer material para perícia grafotécnica, que vai apontar se a letra escrita no mapa de notas é deles mesmo.

Promotores investigam se houve fraude nos resultados das competições. Este ano, a suspeita de irregularidades levou a Prefeitura do Rio a não homologar a vitória da Inocentes de Belford Roxo. Se ficar provada a fraude, o Município vai cassar o título. A agremiação era dada como campeã antes da abertura dos envelopes com as notas, como O DIA noticiou em fevereiro.


Inocentes de Belford Roxo pode perder o título se fraude for comprovada |
 Foto: Fernando Souza /Agencia O Dia


Oito jurados já foram convocados pelo MP, que pode chamar os outros 82. Os depoimentos começam às 15h. Os jurados vão fornecer o padrão grafotécnico para exame. O objetivo é confrontar as assinaturas com os mapas de notas. Assim será possível identificar se as mesmas pessoas que deram as notas foram as que assinaram os documentos ou se houve adulteração.
O MP pediu à Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso (Lesga), responsável pela organização dos desfiles, que envie os mapas de notas originais. As cópias já estão com peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE). Este ano, a Liga decidiu que não haveria rebaixamento do Grupo A para o B, desrespeitando regulamento. Dirigentes das agremiações não tiveram acesso aos mapas de julgamento com as notas e justificativas dos jurados.
A denúncia de manipulação de resultado e suspensão irregular de rebaixamento foi apresentada ao MP pelo dirigente da Cubango, Olivier Vieira, o Pelé, com apoio dos presidentes do Império Serrano, Átila Gomes; e da Viradouro, Gusttavo Clarão. 


Liga elege novos dirigentes

O presidente da Lesga e da escola Inocentes de Belford Roxo, Reginaldo Gomes, perdeu o cargo na associação. Outros integrantes da diretoria executiva também deixaram a Liga dos Grupos de Acesso.
Em nova eleição, foi decidido que a instituição será comandada pelo presidente da Acadêmicos da Rocinha, Deo Pessoa. O vice será o presidente da Paraíso do Tuiuti, Renato Marins, o Thor. Se o regulamento tivesse sido cumprido no Carnaval deste ano, Rocinha e Tuiuti, as duas últimas colocadas, seriam rebaixadas para o Acesso B.
A mudança na Lesga aconteceu, principalmente, porque a Prefeitura do Rio rompeu com a direção da entidade. Mês passado, a Acadêmicos do Cubango fez enterro simbólico da Lesga, em protesto no Centro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário