sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Rádio Tupi anuncia novidades na equipe de carnaval


Reconhecida pelos ouvintes e sambistas como a dona da “melhor transmissão do carnaval”, a Super Rádio Tupi não para. Sempre em busca de superação, a emissora terá dois reforços para a cobertura dos desfiles de 2012: Fábio Fabato e Luis Carlos Magalhães, que passam a integrar seu time de comentaristas.

Fábio Fabato, 28 anos, é jornalista formado pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e atua na área de Comunicação da FINEP. Desde 2008, é colunista do site Galeria do Samba. Já comentou o carnaval pela TV Bandeirantes (2010 e 2011), e foi vice-presidente cultural da Mocidade Independente (2009 e 2010). Fábio é um dos autores do livro As Três Irmãs - Como um trio de penetras "arrombou a festa" (Editora NovaTerra, 2012), que conta as histórias de Mocidade, Beija-Flor e Imperatriz.

Destaque da nova geração de jornalistas e pesquisadores de carnaval, Fabato  demonstra empolgação com a novidade. "A Tupi, na folia e em qualquer outro tema, é a seleção brasileira do rádio, mais especificamente a de 1970. Em razão disso, foi uma honra ser convocado para bater uma bola com os Pelés, Tostões e Rivelinos do jornalismo de carnaval que aqui estão".

Luis Carlos Magalhães também escreve em sites especializados como  “Carnavalesco” e “O Dia na folia”, além de ministrar cursos e palestras na Faculdade Estácio de Sá, Hélio Alonso e Veiga de Almeida e de ter sido professor da Escola de Artes Técnicas da FAETEC-RJ sempre no âmbito do carnaval carioca. É socio benemérito da Portela e do Cordão da Bola Preta, Conselheiro do Cacique de Ramos e do Bafo da Onça.

Criador do “Movimento de Revitalização dos Blocos de Embalo da Av. Rio Branco", Magalhães chega cheio de energia. “Poder debater ao vivo com pessoas que estou acostumado a ouvir e ler vai ser muito legal. A expectativa quanto ao desfile é excelente. Espero que seja inesquecível”.

O jornalista Eugênio Leal, coordenador da equipe, destaca a importância dos novos companheiros. “São pessoas extremamente competentes que vivem o dia-a-dia do carnaval. Estão a par de cada notícia, acompanham todos os ensaios técnicos e têm um olhar crítico muito aguçado. Ambos vêm se destacando na crônica carnavalesca e vai ser um prazer tê-los conosco”, elogia.

A equipe conta também com a coreógrafa Angela Salles, que integrou a primeira turma da faculdade de dança da UFRJ, e comandou comissões de frente na Sapucaí por mais de dez anos. Angela atua como julgadora de desfiles fora do Rio de Janeiro e foi palestrante do curso de formação de jurados recentemente criado pelo Instituto do Carnaval. Na equipe há três anos, a coreógrafa é a única na mídia a analisar sob um olhar especializado os quesitos ligados à dança nas escolas de samba - mais um diferencial da Tupi.

O ex-carnavalesco Luiz Fernando Reis, que marcou época no comando da Caprichosos de Pilares nos anos oitenta e passou também por Salgueiro, Imperatriz, União da Ilha, São Clemente e Unidos da Tijuca, completa o quarteto com sua vasta experiência na criação de enredos, alegorias e fantasias. Luiz Fernando vai para seu quinto carnaval na Tupi.

EQUIPE DE ÂNCORAS  

O jornalista Luiz Ribeiro (comunicador da emissora) vai para a décima terceira transmissão da folia, dividindo a ancoragem com o narrador esportivo Rafael Ribeiro, gentilmente cedido pela Rede Record, que pelo quinto ano seguido empresta seu talento e seu conhecimento sobre carnaval à equipe da Tupi. Eugênio Leal também vai ancorar as transmissões que começam na sexta-feira (17), com o desfile mirim, e terminam no sábado (25) com a apresentação das campeãs.

A maratona da Sapucaí terá veiculações exclusivas pela internet (desfiles das escolas mirins e do Grupo B e apurações dos grupos de acesso), e também pelo rádio – Grupos Especial e de Acesso A.

REPÓRTERES ESPECIALIZADOS

O time de reportagem que estará espalhado pela pista também é composto por especialistas. Além de Marcos Frederico e Ralph Guichard, que integram a equipe fixa de carnaval da empresa, Alberto João, editor-chefe do site Carnavalesco – referência na imprensa especializada – também vai conferir de perto o desempenho das escolas. Repórter e colunista de carnaval há mais de dez anos, Fred Soares, volta depois de um ano ausente.

Para que nada passe em branco a Tupi escalou sua linha de frente na cobertura dos bastidores da Sapucaí. Nélio Bilate (o maior repórter policial do Brasil), Marcus Vinicius (o que melhor faz este trabalho no dia a dia do futebol) e a repórter Camila Estevez (que se destaca todas as tardes cobrindo a Baixada Fluminense com destreza e bom humor) vão circular por postos de polícia, saúde, arquibancadas e camarotes registrando tudo o que acontece ao redor da pista.

Como a festa não é só na Sapucaí, o experiente Alberto Brandão vai estar nas ruas da cidade acompanhando o movimento dos blocos, bailes e também nos hospitais e delegacias. Mais uma vez o ouvinte da Tupi será o mais e melhor informado da folia.

Camarote baterianotadez - 1 ANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário